sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Direito Civil III (24/08/2012)

Exercícios:
1. Carlos notifica extrajudicialmente a loja América sob a alegação de que a mercadoria comprada há mais de 60 dias ainda não tinha sido entregue. A loja apresenta recibo de entrega assinado pelo porteiro do prédio, Sr. Joao.  Carlos se insurge com a informação. Tendo em vista que o recibo não possui sua assinatura e tampouco apresenta os requisitos formais legalmente exigidos. Faça a defesa da empresa, esclarecendo quais as suas reais possibilidades de êxito e qual fundamento legal aplicável.
O porteiro é represente convencional, a função de porteiro lhe dá poderes para receber correspondências, para isso que ele serve.  O art. 320 CC, parágrafo único dispensa os requisitos legais (a questão do recibo). Como o credor não recebeu, ele que depois se entenda com o porteiro.

2. Embora o pagamento tenha sido ajustado mediante depósito em conta corrente do credor, as últimas seis parcelas contratadas foram pagas através de cheque entregue diretamente no escritório do credor. Concluídos os pagamentos, o credor notifica o devedor alegando a ocorrência de inadimplemento e requerendo o implemento das multas correspondentes as seis parcelas pagas em local e forma adversa daquela contratada. Faça a defesa do devedor, esclarecendo quais as reais possibilidades de êxito e qual o fundamento legal aplicável.
Ele tem quitação das parcelas, porque pagamento reiteradamente feito fora do local contratado, faz presumir a renúncia do credor ao domicílio do contrato. Art. 330 CC

3. Preocupado com as condições econômicas do devedor, o credor o notifica para que cumpra a obrigação ajustada. Em desacordo, o devedor alega que a obrigação tem vencimento aprazado para 10/12/2012, inexistindo razão para que pague antecipadamente. Que medidas poderá tomar o credor com o intuito de evitar um futuro inadimplemento por parte do devedor? Apresente o fundamento legal.
O credor pode requerer ao juiz a antecipação legal, tem que alegar o art. 333 CC (Princípio da Antecipação Legal).

4. Qual a alternativa jurídica apropriada ao devedor, se o credor não se manifestar no vencimento da obrigação querable?  Apresente o fundamento legal.
Obrigação querable significa que a obrigação vence no domicílio do devedor. Se no dia do vencimento, a obrigação se vence no domicílio do devedor e o credor não manda buscar, o devedor pode fazer a ação de consignação. Art. 327 CC que caracteriza o domicílio do devedor, associado ao art. 335, II CC.

5. Como o devedor que fez pagamento a quem não era credor pode se defender em ação de execução proposta pelo efetivo credor?
Fiz pagamento para quem não era credor, me defendo alegando que era um credor putativo, tinha aparência de credor. O devedor que deve provar que o credor era putativo, e provar isso é muito difícil.

6. Natália contratou marceneiro para a realização de armário para sua biblioteca sem que no contrato constasse a data de efetiva entrega da encomenda. Quais as providências que Natália deve tomar para que possa exigir o cumprimento da obrigação? Apresente o fundamento legal.
Art. 331 CC, ausência de vencimento prévio, ela pode exigir de imediato (princípio da satisfação imediata), mas para isso ela precisa constituir em mora, e a constituição em mora se perfaz mediante interpelação, então ela deve interpelar o devedor nos termos do parágrafo único do art. 397 CC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário