sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Criminologia e Controle Social



Prof. Álvaro Oxley Rocha

Livro: Barata

A criminologia é importante porque o direito penal (a lei) não explica o crime. A lei não é a solução, elas vão muito além de uma questão legal, porque se a lei resolvesse, não existiriam mais crimes há séculos. Porque o crime acontece e porque não resolvemos ou resolvemos mal isso? A polícia só age de acordo com a política criminal, que é definida por pessoas que fazem lei, que não sabem o que se passa, então farão leis erradas, com problemas, que não serão instrumento útil.

O aspecto antropológico é o mais importante porque fala o básico do que são as sociedades humanas. Mas as sociedades antigas ainda existem, como na África ou Amazônia. Então, se queremos entender a nós, é mais fácil ir para esses grupos, porque ali os mecanismos são básicos. Como o grupo justifica suas ações. Há todo um contexto que se compreende muito mais fácil que se fossemos para nossa sociedade, em que se tem uma relação muito complexa entre as pessoas. Depois que a antropologia vem para as sociedades complexas. Mas não adianta ir para as sociedades complexas antes de ir para as antigas. As sociedades complexas deixaram o crime para trás, a preocupação é com as relações civis, em certo aspecto isso é verdade, mas se diz que as sociedades que se preocupam com a questão do crime, são as sociedade mais tradicionais, mas não é uma questão de atualidade, e sim de formação do grupo.
Como somos descendentes de uma civilização de um continente europeu, temos esse problema de não lidar bem com o crime, porque não há essa tradição, ao contrário da Inglaterra e dos países que estão na tradição do direito inglês, que chegam a dizer que o que não é crime nem é direito, eles têm o maior desprezo por estas áreas, porque para eles a intervenção do Estado só faz sentido a partir do momento em que a ordem é quebrada, por isso a preocupação deles com o crime, tanto que há filmes e várias produções que estão em torno do crime. Cada sociedade age diferente perante o crime, então não podemos dizer que o que é crime numa sociedade é também em outra. Em Omã não pode beber álcool, porque seria a prova de que a pessoa é grosseira e primitiva.

Conceito de Criminologia: Provisoriamente, é possível dizer que Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que busca fornecer informações válidas sobre o crime (que não são de senso comum), tratado individual e socialmente, e sobre programas de prevenção e intervenção no homem delinquente e sobre respostas ao delito.

Objetivamente falando, a pena de morte funciona, porque morto não mata ninguém, mas do ponto de vista coletivo, pena de morte não funciona, tanto que todos os grupos que tiveram ou tem pena de morte, não reduziu a criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário