segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sociologia Jurídica (01/08/2011)


A ciência não promete a verdade!
A verdade só pode ser um problema para religião. Um conhecimento verdadeiro é diferente da verdade, é um conhecimento que se produz dentro da história. A ciência somente trata de conhecimentos verdadeiros.
Quando tínhamos pouco conhecimento tínhamos mais certeza, mas agora com mais conhecimento temos menos certeza! Então quanto menos conhecimento mais certeza, pois a certeza é fruto de nossa ignorância. Quando falamos em opinião pessoal temos que saber que é um mito para uma perspectiva sociológica. Riscos artificiais são riscos produzidos pelos avanços tecnológicos. Nem sempre ficar mais velho significa ficar mais sábio, as vezes ficamos mais obtusos.
Em nenhum texto terá o presuposto de que o direito é igual para todos! Porque parte da ideia que nem todos os homens são iguais. O direito justo não trata de tratar os iguais de forma igual, e sim de tratar os desiguais de forma desigual.

A questão da violência é entendida como um problema relativamente novo, no Brasil muito recente! Isso significa que mesmo a violência sendo parte da estrutura brasileira, ela era de certa forma negada. vivíamos numa sociedade q tínhamos a crença que a violência era inexistente. Então surgiu a ideia que o Brasil era um povo pacato, nossa característica era a alegria. A tese de Paulo Prado diz que o brasileiro não é um povo alegre, e sim bem ao contrário, é um povo triste, pois é o conjunto de 3 raças. É tão triste q consegue rir da sua própria desgraça! Podemos não concordar com Paulo Prado, mas ele talvez tivesse certa razão, é só olhar para os nossos programas humorísticos (Caceta e Planetas imitando o Bin Laden e esse tipo de coisa). "O bvrasileiro ri do que tem desgraça, senão não tem graça."
A violência do Brasil que será discutida é a violência adjetivada, a "violência urbana". Violência Urbana é a violência adjetivada, a que é produzida pela urbe (cidade). A raiz da violência não é social e sim ecológica (procura se desenvolver a tese de que quanto maior a cidade maior a violência). Porém essa tese falsa, pois a cidade não gera nada! Por exemplo, Londres é maior que Nova Iguaçu, mas Londres tem menos violência. Havana e Belo Horizonte tem mais ou menos a mesma quantidade de pessoas, mas Havana tem bem menos sem-teto que Belo Horizonte. Para compreender melhor a violência temos que ver menos o tamanho da cidade e mais as relações e a política de cada local. Londres é num país desenvolvido e Nova Iguaçu é situada em um país subdesenvolvido. Temos que prestar menos atenção na quantidade de pessoas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário