segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sociologia Jurídica (08/08/2011)


Lênin:

A 1ª abordagem será marxista, através da obra de Lênin. Esse texto foi publicado em agosto de 1917. Em outubro do mesmo ano há a revolução soviética. Entre a escrita desse texto e hoje existe um hiato de tempo de quase 1 século, e nesse mesmo tempo nos tornamos contemporâneos de várias coisas. O objetivo no texto de Lênin não será repetí-lo, mas sim ver como hoje em dia ainda é importante no sentido empírico, teórico e político. Também não será uma leitura de 2ª mão (de alguém que escreveu sobre ele), e sim o próprio texto dele. Tem coisas que vamos falar que não estarão no texto, pois naquela época nem existiam. A partir da leitura do texto faremos uma reflexão sobre ele, com fatos mais atuais. O texto que leremos é um texto cuja leitura requer um entendimento teórico metodológico. Para a compreensão do texto não basta ser alfabetizado.
A dialética marxista parte da ideia de que a particularização de um universal está contida nela mesma. A transformação de uma coisa em outra está contida na própria coisa.
Uma quantidade de calor incidida num ovo faz nascer uma galinha, mas sobre uma pedra não nasce uma galinha, então a transformação da coisa está contida na própria coisa. Ou ao invés de ter calor, temos o imperialismo, e ao invés de ovo e pedra teremos Chile, Argentina, Brasil e Cuba, o universal (imperialismo) ao se particularizar (países), se generaliza, portanto o universal só existe se existir formações particulares. O imperialismo particularizou-se no Chile, 1970. Então a coisa (Chile) tende a se transformar em outra coisa. O Chile teve um golpe militar, por Pinochet. O imperialismo também se particularizou sobre a Argentina, e se particularizou sobre outra coisa. O imperialismo particularizou-se sobre o Brasil. A transformação da coisa depende somente da própria coisa! Metodologicamente coisa é tudo aquilo que se torna pra nós objeto de estudo. Sabendo disso poderemos compreender o texto, porque todos nós somos alfabetizados.
O universal só existe se existir as formas particulares. No processo de transformação de uma coisa em outra coisa sempre haverá um movimento, uma parte vai resistir e a outra colaborará.
A trasformação de uma coisa em outra coisa não será outra coisa, e sim a mesma coisa modificada.
Por exemplo, um homem não toma dois banhos em um rio, não porque o homem muda nem porque o rio muda, e sim porque depois do 1º banho o rio e o homem serão modificados. Como se pegarmos uma foto de 10 anos atrás vemos que mudamos, mas não mudou a pessoa, e sim nos modificamos. Nesse processo não será o mesmo homem, mas não mudará de homem, e sim o mesmo homem se modificará!

Como ler o texto: o texto de Lênin tem uma estrutura dialética. Prioriza a questão do Estado, Direito e Democracia. Faz a análise de uma sociedade concreta, que existe e está na sua frente. Numa sociedade capitalista.

A coisa
Capitalismo
A fase inferior do comunismo (socialismo)
Fase superior do comunismo
Estado
Uma maioria se subordina a uma minoria.
Manifestação da subordinação, o estado se preservação, mas agora uma minoria se subordina.

Direito



Democracia




Nenhum comentário:

Postar um comentário